É incrível como Fevereiro é um mês pouco produtivo para diversos setores nos lugares onde acontece festas de carnaval! Muitos negócios são adiados por conta da festa e às vezes nem nos damos conta disso.
Para as empresas que estão envolvidas direta ou indiretamente na festa mais popular do Brasil é uma ótima, coisa de muito dinheiro rolando (mesmo em tempos de crise econômica), muitos ajustes para serem feitos e muito trabalho.
Em compensação, ramos que não são afetados pelo Carnaval ficam com projetos meio que parados, sendo levados em banho maria por conta do evento que mobiliza o povo! Muitas pesssoas deixam para fazer a compra de um produto com um valor agregado maior depois dos dias de festa.
Não sei bem de onde vem isso, mas tem até quem diga que o país só funciona mesmo depois do carnaval. Janeiro tem reveillon, férias, as contas do natal para pagar e outras coisitas mais. Já em fevereiro é o mês de retorno ao trabalho, as coisas começam a funcionar lentamente, mas quando menos se espera: Ops! Faltam menos de 2 semanas para o carnaval! Aí para tudo! Achando que o tempo de 2 semanas não é suficiente para a organização de algumas atividades, as pessoas preferem deixá-las para serem feitas depois da quarta de cinzas, do que iniciar o processo, parar para a folia e retomar o processo de onde parou.
É incrível! Já tem 7 anos que trabalho na área comercial (de ramos não influenciados pela folia do rei momo) e é impressionante, até em estados que achamos que não tem o carnaval assim tão forte o pessoal se utiliza desse artifício de deixar logo tudo para depois do carnaval.
No início do ano a corda ainda está folgada, ainda faltam mais 10 meses para atingir os objetivos de 2009, todos temos direito de pular na folia! Mas quando chega o mês de outubro o bicho começa a pegar! É um tal de corre corre, de querer as coisas pra ontem!
Na minha sincera opinião isso é uma tremenda falta de organização e planejamento! Se existem coisas para serem feitas antes do carnaval, essas devem ser feitas para depois não ficar pressionando os fornecedores e ficar querendo tirar o pai da forca! Um stress danado, mas quem mandou relaxar nos primeiros meses? (ironia)
É preciso fazer o que tem de ser feito quando tiver de ser feito! Não adianta retardar o processo que em alguma hora vai ser preciso correr atrás do prejuízo! Temos muito a mania de deixar tudo para a última hora e isso é um defeito enraizado! Todos os brasileiros (sua esmagadora maioria) não conseguem seguir cronogramas! não estou falando de cronogramas engessados, que faz de você quase que um robô, mas planejar as atividades com um plano de contigência, caso acontece algo inesperado. Mas não, preferível mesmo é deixar tudo para a última hora!
Precisamos tomar alguma atitude sobre essa postura, mas pensando bem...deixemos para depois do carnaval né?
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário