
Não entendo essa rixa que acontece entre baianos e pernambucanos!
Sou baiana e vim passar uns dias aqui em Recife e me peguei pesando nisso. Por que tanta rivalidade? E cheguei a uma conclusão: existe toda essa rixa por conta de Bahia e Pernambuco serem estados tão parecidos!
Se prestarmos atenção, é uma disputa sem fundamento! Se Pernambuco frevo, a Bahia tem axé, se aqui tem Olinda, lá nós temos o Pelourinho, se eles tem Porto de Galinhas, nós temos Porto Seguro, se em Pernambuco tem o Shopping Recife, na Bahia tem o Shopping Salvador. Pernembuco tem sua música internacionalmente conhecida por conta de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, nós temos Caetano Veloso e Gilberto Gil.
E as semelhanças não param por aí, se fosse para descrever no mínimo mais 10 semelhanças seria muito fácil identificá-las. Ficar julgando qual é o melhor não faz sentido, pois para o pernambucano, Pernambuco é melhor como para o baiano a Bahia é melhor, isso não muda! Somos estados vizinhos geograficamente e estamos na região Nordeste. O baiano adora passar uns dias em Pernambuco e os pernambucanos vão também a Salvador.
Pena que essa rivalidade seja uma coisa cultural de gerações passadas que ainda permanecem enraizadas nas novas gerações. Espero que isso mude com o tempo e todos que tem esse pensamento possam evoluir e pensar em nossas semelhanças e se unirem ainda mais. Saber quem tem o melhor carnaval não é tão importante, seja atrás do galo da madrugada ou atrás do trio elétrico, temos nossas culturas distintas e devemos zelar por elas, mas ficar julgando qual é o melhor é uma perda de tempo!
Somos todos nordestinos e brasileiros, o orgulho disso já basta!