sábado, 24 de janeiro de 2009

Recife X Salvador


Não entendo essa rixa que acontece entre baianos e pernambucanos!

Sou baiana e vim passar uns dias aqui em Recife e me peguei pesando nisso. Por que tanta rivalidade? E cheguei a uma conclusão: existe toda essa rixa por conta de Bahia e Pernambuco serem estados tão parecidos!


Se prestarmos atenção, é uma disputa sem fundamento! Se Pernambuco frevo, a Bahia tem axé, se aqui tem Olinda, lá nós temos o Pelourinho, se eles tem Porto de Galinhas, nós temos Porto Seguro, se em Pernambuco tem o Shopping Recife, na Bahia tem o Shopping Salvador. Pernembuco tem sua música internacionalmente conhecida por conta de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, nós temos Caetano Veloso e Gilberto Gil.


E as semelhanças não param por aí, se fosse para descrever no mínimo mais 10 semelhanças seria muito fácil identificá-las. Ficar julgando qual é o melhor não faz sentido, pois para o pernambucano, Pernambuco é melhor como para o baiano a Bahia é melhor, isso não muda! Somos estados vizinhos geograficamente e estamos na região Nordeste. O baiano adora passar uns dias em Pernambuco e os pernambucanos vão também a Salvador.


Pena que essa rivalidade seja uma coisa cultural de gerações passadas que ainda permanecem enraizadas nas novas gerações. Espero que isso mude com o tempo e todos que tem esse pensamento possam evoluir e pensar em nossas semelhanças e se unirem ainda mais. Saber quem tem o melhor carnaval não é tão importante, seja atrás do galo da madrugada ou atrás do trio elétrico, temos nossas culturas distintas e devemos zelar por elas, mas ficar julgando qual é o melhor é uma perda de tempo!


Somos todos nordestinos e brasileiros, o orgulho disso já basta!



quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Caminho das Índias


É incrível! Agora o que vai ser moda de dança indiana, tecidos indianos e coisas Made in "Estilo Índia" vendendo na 25 de março. Duvido que aquele brinco da Juliana Paes já não tenha a sua versão de 5 reais!

Estou acompanhando essa primeira semana de novela e digo que ela parece muito com uma outra novela de Glória Perez que se chamou "O Clone". Que tinha Jade e Lucas, ô personagem que chorava! Tomara que a de Juliana Paes sofra menos coitada!


Mas a televisão tem uma influência tão grande na vida das pessoas que daqui a pouco as expressões estaõa na ponta da língua, fora os cursos do modismo que serão inventamos como culinária indiana, dança indiana, cantora indiana que canta a abertura da novela fazendo turnê pelo Brasil, enfim, aquela loucura!


É incrível como uma única atração movimenta a economia de tantos segmentos! É importante mostrar uma cultura diferente, mas colocar o povo morando na Índia e falando português é muito engraçado! Mas se não fosse assim ninguém entenderia!


Estou gostando da novela, mas sei que vai ter o enredo bem parecido com O Clone. Quem não sabe que no final a Juliana Paes vai ficar com o Márcio Garcia? E tomara que ela aproveite, poruq ele realmente tá demais!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Como é bom ter AMIGOS!

Como já disse aqui anteriormente, estou de mudança de Salvador para Paulo Afonso (no interior da Bahia) e o dia oficial da minha mudança é dia 19/01 (próxima segunda). Sei que vou deixar aqui muitos bons amigos, mais do que colegas, amigos que pude partilhar muitas histórias doidas e que sem dúvida eu vou sentir uma falta enorme quando eu estiver em Paulo Afonso.

Sei também de que em breve os encontrarei e os que gostam de mim de verdade entendem minha posição de me mudar para ganhar qualidade de vida e arrumar meu cantinho para casar em 2010! Quero sempre que possível estar aqui em Salvador para encontrá-los e fazermos nossas "resenhas". Bons momentos se passaram e tenho certeza que outros tão bons ou melhores irão acontecer!

Estou sentindo meio que um vazio com relação a isso, mas estou muito feliz com minha mudança por conta dos planos que fiz para a minha vida! Os amigos de verdade ficarão sem dúvida e esses quero poder cultivar para sempre! Todos têm um lugar muito especial no meu coração e digo a todos eles que aproveitei muito! Passar os momentos junto de amigos não tem explicação e todos eles sabem o quanto os admiro, cada um com a sua parte especial!

Realmente vou sentir muita falta do contato físico, mas sei que todos estão torcendo para o meu sucesso e que isso pra mim já basta para chamá-los de meus AMIGOS!

Alguns são mais antigos e outros nem tanto assim, mas tenho um carinho por esse povinho que me aturou aqui em Salvador e compartilhou de minhas loucuras e besteiras e também dos momentos sérios, difíceis. Foram muito mais risadas do que choros, mas todos de fundamental importância para a criação dessa relação tão linda que tenho com eles.

Amo realmente cada um de vocês (eles sabem quem são eles!) e prometo que nunca esquecerei nenhum! Tava ouvindo uma música de NX Zero (que nem é minha praia, mas uma frase me chamou muito atenção e é muito pertinente nesse momento. A música diz bem assim: "Cedo ou tarde a gente vai se encontrar, tenho certeza numa bem melhor!" E é isso mesmo que eu quero, encontrar todos numa bem melhor!

Amo todos! Quem tem amigos nessa vida pode se considerar uma pessoa privilegiada porque os bons de verdade são muito poucos! Fico feliz de saber que eu tenho um punhadinho deles!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Minha Paixão por Livros!

Realmente eu acredito que a leitura muda as pessoas, é incrível a quantidade de títulos que temos à disposição em livrarias, bibliotecas, e-books, etc. Sou uma pessoa que adora ler e ultimamente estou realizando um sonho que tinha desde que tinha entrado na faculdade, que era ler mais livros literários menos livros técnicos. Apesar de adorar os técnicos e recorrer a eles com frequência, estou fascinada na quantidade de livros que são lançados semanalmente!

Claro que não dá para ler tudo, até porque tem muita porcaria nas prateleiras também. Saber selecionar um bom livro, pesquisar as críticas e depois partir para investir o seu precioso tempo em um livro que te faça pensar de um modo diferente, que dê para entender de um novo assunto realmente é algo bárbaro!

Muitos brasileiros não lêem por pura preguiça, alegam falta de tempo e uns alegam que não têm acesso! O que eu acho um absurdo, pois existem bibliotecas públicas e o povo não lê porque prefere beber cerveja, ir para o reggae (festa na Bahia), ou então dedicar seu tempo para outra atividade, o que é uma pena!

Eu reservo ao menos 1 hora do meu dia para ler algumas páginas de livros que ache interessante e digo “de cadeira”: ler é puro hábito!

Tenho amigos que dizem que não lêem de noite antes de dormir porque lê duas páginas e dá sono, mas começa assim mesmo, no outro dia lê 3, e assim sucessivamente! Gente, eu não tinha muito saco para ler, porque não é um hábito em minha família! Não recordo dos meus pais lendo um livro antes de dormir, mas sempre gostei muito de ler, mas estudava os livros da escola e tal.

Quando eu abri a minha mente para o mundo dos livros, minha vida mudou! Lembro que o primeiro livrinho que eu li com atenção e dedicação, eu deveria ter uns 10 para 11 anos, e se chamava “O Escaravelho do Diabo” era um livrinho de suspense, muito interessante, pois até hoje eu lembro o enredo do livro e tomo gosto por leitura cada vez mais.

Uma dica: seu conhecimento é a única coisa que é sua de verdade, como dizem por aí, o resto tudo podem te tirar, mas o seu conhecimento não! É fantástico você poder entender de outros mundos e assuntos! Não tem desculpa para não ler ao menos 10 páginas antes de dormir, muito melhor que assistir Big Brother!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Por que temos tanto medo da mudança?

Estar na zona de conforto tem seu lado bom e ruim (como quase tudo na vida, segundo a lei da relatividade), mas quando temos que encarar alguma mudança em nossa vida nos espantamos! Inicialmente, se a mudança for boa, ficamos eufóricos, loucos para que ela venha logo! Mas quando o dia da mudança se aproxima uma espécie de medo, um friozinho na barriga acontece inevitavelmente!

Estou mudando de cidade em alguns dias, saindo de Salvador para um interior da Bahia chamado Paulo Afonso. Apesar de já estar saturada de morar em Salvador, a cidade é muito agradável em alguns pontos (não só as festas, pelas quais somos mundialmente conhecidos), mas os amigos que fiz aqui, os lugares que gosto de freqüentar, um passeio na orla, ficar zanzando pela cidade só pensando na vida. Os ritmos nessas cidades são totalmente diferentes, mas fiz a escolha pela minha qualidade de vida. Larguei meu emprego e meu apartamento para ir rumo ao novo, ou não tão novo assim, pois quando criança morei em Paulo Afonso e meus pais moram lá até hoje. Mas a mudança repentina de morar de novo com os meus pais, em uma cidade menor, sem saber o que ao certo eu vou fazer me amedronta em certas horas.

Estou muito feliz com a mudança, mas sempre vem a pergunta: E aí? Vou me mudar pra lá e fazer o que? Ganhar a vida no interior é mais fácil porque o custo de vida é mais barato, mas em compensação temos de abrir mão de certas comodidades que só uma capital oferece, mas isso pra mim é o mínimo.

Ganhar dinheiro é uma consequência de um bom trabalho, no interior se ganha menos, mas a carga de trabalho também é menor, mas ainda estou nova e a hora de correr o risco e encarar é agora! Tomara que dê tudo certo e eu possa realizar meus objetivos lá mesmo em Paulo Afonso!

Muito mais tranquilo, sem tanto stress e fazendo o que eu gosto. Não tem dinheiro no mundo que pague o meu conforto, o meu bem-estar, minha consciência tranquila. Lá não tenho tanto mercado quanto em Salvador, mas a capital baiana está meio sem perspectivas de vida para os recém formados.

Creio que isso aconteça também em outras grandes cidades, ficar trocando dinheiro, 6 por meia dúzia como diz o ditado popular. Para juntar uma graninha, fazer o pé de meia, trocar de carro e tudo mais é bem mais complicado! Trabalha-se muito para ganhar pouco! No interior posso ganhar a mesma coisa e às vezes até mais, tendo um custo de vida mais baixo!

Pois é, quando tomei essa decisão fiquei super empolgada, mas depois bateu esse friozinho na barriga! E cheguei à conclusão de que isso é normal, as mudanças mexem com a nossa mente, é natural que fiquemos assim, pensando como será sair dessa zona de conforto!

Sempre que tiver de encarar uma mudança, pense que não vai ser a primeira e provavelmente não será a última, pois as mudanças acontecem em nossas vidas constantemente! Pense sempre positivo e dê o melhor de si para alcançar os seus objetivos!

É isso!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O bom é ter corpo de Máquina de Lavar!

Por que temos que nos espelhar nos padrões da moda e ficarmos doidas por uma barriga de tanquinho?

Pessoal, vivemos num mundo moderno, da tecnologia, onde quase ninguém mais usa o tanquinho! O melhor mesmo é ter corpo de máquina de lavar! A máquina de lavar é um eletrodoméstico essencial na vida de homens e mulheres, para quem mora sozinho então! é a maior praticidade do mundo!

As mulheres ( homens) que têm um corpinho mais robusto, digamos assim, tem suas vantagens! Nós nos esforçamos mais (na cama então nem se fala!)! E temos muito mais funções do que quem tem o corpo de tanquinho, não dá pra fazer o duplo twist carpado da Daiane dos Santos mas chegamos perto (muitas vezes nem precisa - brincadeira).

Imaginem comigo: o tanquinho você tem um trabalho danado! Na máquina de lavar o processo é mais simples e prazeroso! Ela deixa de molho, lava, enxagua, aí enxagua de novo, depois centrifuga! Que maravilha! Fora que você diz o nível da água, a temperatura da água, quanto tempo quer deixar de molho, tem umas que tem painel eletrônico e mais infinitas vantagens!

Nós gordinhos temos de nos conscientizar que temos muitas vantagens em relação aos magrelos e bombadinhos! Claro que ninguém quer ser uma máquina de lavar industrial também, mas uma doméstica que ocupe pouco espaço e poupe tempo tá valendo!

Ah, mas tem uma ressalva! A máquina de lavar é pra lavar uma roupa que valha a pena, pois quem tiver seus trapinhos pode lavar na mão mesmo!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ano Novo, Vida Nova. Será?

Por que todo final de ano nós fazemos novas promessas, novos planos e quando janeiro acaba parece que nada está sendo feito para que a mudança aconteça?

Não sei se isso acontece apenas comigo e com as pessoas que eu convivo, mas eu notei isso no ano passado (2008). Via as pessoas no final de 2007 (e eu também!) fazendo projetos para o ano novo, que a vida ia mudar, que ia arrumar um emprego novo, que ia trocar de carro, que ia fazer aquela dieta ou ainda uma viagem dos sonhos.

Claro que algumas dessas coisas acontecem mesmo, vamos atrás das nossas conquistas, colocamos aquele objetivo até conseguirmos, mas e outras coisas que consideramos mais importantes como o nosso bem estar, nosso convívio com os amigos e familiares? Vejo muita gente dizendo também que não vai se estressar mais com o chefe ou com algum colega de trabalho, que vai encontrar o amor da sua vida e se a pessoa já achou o amor da vida dela diz que não vai mais brigar por besteira, que vai esquecer o que aconteceu no passado.

Quando passa janeiro (geralmente as férias) que é quando a vida volta a sua rotina eu tenho a impressão que para alguns o ano ainda não mudou, continuam do mesmo jeito. Os projetos feitos na hora da virada ficam engavetados para que no final do ano sejam renovadas as esperanças e pedir tudo de novo!

Eu tenho o costume de fazer uma listinha de objetivos para o novo ano e ir lendo-a de vez em quando para eu não esquecer de objetivos menores e mais simples como comprar bons livros, ir ao cinema uma vez por mês, para que eu nunca esqueça que a vida não é feita apenas dos grandes objetivos.

Todos podemos a qualquer momento fazer a hora da virada e traçar novos objetivos, novas promessas e fazer a vida acontecer da forma que achamos que é a melhor para cada um. Não precisamos esperar o final do ano chegar.

Adiar o que pode ser feito agora às vezes é preciso, mas não havendo impedimentos porque não fazer logo? Em alguns casos amanhã já vai ser muito tarde!

Sempre tive vontade de fazer um blog, essa era uma vontade desde o ano passado, porque esperei tanto para fazer? Não sei responder ao certo, fiquei protelando, mas enfim consegui riscar essa pendência da minha lista de objetivos.

Minha dieta ainda está na lista, assim como entrar na academia, mais o que precisa ser feito é definir as prioridades, se programar pois na vida temos tempo para tudo, basta o que é prioridade!

Mas esse ano vai, não sei para aonde, mas vai!